Lula critica gestão da Vale após mineradora anunciar novo CEO
Lula critica gestão da Vale após mineradora anunciar novo CEO
Durante um evento realizado na sede da Telebras, em Brasília, nesta terça-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a gestão da Vale (VALE3) e defendeu uma maior participação do Estado na economia, além de se opor às privatizações.
O presidente do Brasil visitou o Centro de Operações Espaciais Principal (Cope-P) da Telebras para participar da assinatura de um contrato entre a Telebras e o Ministério do Trabalho e Emprego, que permitirá a conectividade segura entre as 409 agências do Ministério, com monitoramento contra ciberataques 24 horas por dia.
Na ocasião, Lula destacou que apesar de não ser contra a iniciativa privada, acredita que o Estado deve atuar em parceria com as empresas, sem necessidade de vender o patrimônio nacional.
“Para que serve o Estado? Para que serve o governo? Eu não falo isso contra iniciativa privada. Acho que nós temos de trabalhar juntos com a iniciativa privada, mas trabalhar em parceria. Eu não preciso desmontar o Estado”, afirmou.
Ao longo do seu discurso, o presidente relembrou o prestígio que a Vale já teve no cenário nacional, mencionando que a empresa era motivo de orgulho para o Brasil. “A gente sabia quem era o presidente da Vale”, disse.
Ele também criticou a atual estrutura de governança da companhia, fazendo referência à falta de um controle claro e à dificuldade de identificar responsáveis no processo de indenização pelo rompimento da barragem em Mariana, em 2015.
“Hoje, nessa discussão para receber o dinheiro de Mariana [MG] que prometeram para o povo [indenização pelo rompimento de uma barragem em Mariana, em 2015], você não tem dono. É uma ‘corporation’, um monte de gente com 2%, um monte de gente com 3%, e você não sabe quem é o dono. É importante que essas empresas tenham um nome, tenham o cara, tenham identidade”, declarou.
Lula ainda ironizou a situação, comparando a Vale a um “cachorro de muito dono”, que acaba negligenciado: “Morre de fome ou morre de sede porque todo mundo pensa que colocou água, todo mundo pensa que deu comida e ninguém colocou”.
Novo CEO da Vale
Ontem, o Conselho de Administração da Vale escolheu, por unanimidade, o nome do novo CEO da companhia. O eleito para suceder Eduardo Bartolomeo no cargo é Gustavo Pimenta, atual vice-presidente financeiro da mineradora.
Economista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pimenta também foi responsável pelas áreas de Suprimentos e Energia & Descarbonização da empresa.
Antes de ingressar na Vale, acumulou 12 anos de experiência na AES, onde atuou como CFO Global, diretor de Planejamento e Estratégia, e Vice-presidente de Performance e Serviços, além de ter sido Vice-presidente de Estratégia e M&A no Citigroup em Nova York.
Daniel Stieler, presidente do Conselho de Administração da Vale, declarou que a empresa está confiante com a nomeação realizada.
“Estamos muito felizes e confiantes com a escolha de Gustavo Pimenta para liderar a Vale. Ele reúne as competências necessárias para que possamos aspirar um novo ciclo virtuoso para a companhia, orientado por nosso propósito, e com grande potencial de geração de valor a todos os nossos públicos de relacionamento”, disse.
A mineradora comunicou ao mercado a escolha de Gustavo Pimenta como novo CEO na noite da última segunda-feira (26). Eduardo Bartolomeo seguirá na presidência até 31 de dezembro de 2024, apoiando a transição de Pimenta até 28 de fevereiro de 2025, e posteriormente atuará como advisor até o final do ano.
“Estou muito otimista com a escolha de Gustavo Pimenta para liderar a Vale. É um profissional com reconhecida competência e compromisso com a Vale […] acredito que a Vale seguirá firme em sua jornada rumo à liderança na mineração sustentável e na criação de valor para todos os stakeholders”, afirmou Bartolomeu.